TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO
O Bulldog Francês, pela sua aparência, pode parecer um brigão, mas tem a alma de um cavalheiro. Ele é brincalhão, tem temperamento alegre e acima de tudo é companheiro. Os cães dessa raça são fascinantes, exóticos, fiéis e silenciosos, nunca irão molestar seus amigos ou vizinhos com latidos.
Esta raça tem um bom temperamento, é corajosa, afetuosa e se relaciona bem com crianças e outros pets, aprendem uma variedade de truques, estão sempre prontos para brincar. A gentileza é marcante no Bulldog Francês.
São observadores e dotados de uma excelente memória. Eles têm uma expressão viva e alerta, gostam da convivência familiar, tanto com adultos como com crianças. São extremamente obedientes e estão sempre querendo agradar a seus donos. Com outros cães e animais, dão-se bem, se forem acostumados desde pequenos.
SUA APARÊNCIA
Suas orelhas, semelhantes às de morcego, a cauda naturalmente enrolada como um parafuso, a cara super achatada com dobras e rugas na cabeça e os lábios negros pendentes formam um conjunto de características de dar inveja a qualquer personagem de ficção, mas sua personalidade dócil o torna irresistível.
A pelagem do Bulldog Francês é lisa, curta e macia, requer escovação apenas para manter-se brilhante. Esta raça não precisa de muito espaço no lar e nem de uma dose de exercícios muito rigorosa, principalmente nos dias quentes, quando a respiração é prejudicada por causa do formato do focinho.
SUA ORIGEM
Acredita-se que o Bulldog Francês surgiu, provavelmente, como todos os Dogues, Molossos do império e do império romano. É parente do Buldogue da Grã-Bretanha, dos Alanos da Idade Média, dos Dogues e pequenos Dogues da França. Suas raízes datam de milhares de anos, na Ásia, de onde teriam se difundido para a Europa através das guerras, invasões e migrações.
O Buldogue Francês, de hoje, é o produto de diversos cruzamentos e acredita-se que um de seus ancestrais seja o Bulldog Inglês, provavelmente de variedade toy, que existia em grande quantidade por volta de 1860. Os Buldogues Ingleses, foram enviados em larga escala para a França, onde foram cruzados com várias outras raças e finalmente se tornaram moda nos círculos femininos, no mundo dos artistas e na alta sociedade.
O 1º clube da raça foi fundado em 1880 em Paris. Em 1885 ocorreu o 1º registro de inscrição, em 1898 o 1º padrão foi redigido e reconhecido pela Sociedade Canina Central.
RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS
-
Nacionalidade: França
-
Classificação: Companhia
-
Porte: Pequeno
-
Temperamento: Balanceado
-
Espaço Necessário: Pequeno
-
Altura Mínima: 25.4 cm
-
Altura Máxima: 30.5 cm
-
Peso Mínimo: 5.5 Kg
-
Peso Máximo: 10 Kg
-
Nível de Energia: Médio
-
Duração Exercícios Diários: 35 min.
-
Cor: Preto, branco e tigrado.
-
Tipo de Pêlo: Curto
-
Troca de Pêlo: Mínima
-
Necessidade de Tosa: Não